terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TEMPO DE GRAÇA E REALIZAÇÕES


AMADOS IRMÃOS, MINISTROS E AMIGOS.
ENVIO A TODOS UMA MENSAGEM PROFÉTICA DE BENÇÃOS PARA 2013
QUE O SENHOR POSSA EDIFICAR E DAR ENCORAJAMENTO TEU CORAÇÃO COM ESTE SERMÃO.
Pr Marcus Garcia
Igreja AGAPE,  São Leopoldo-RS

8  Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. 9  Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir. Isaías 42.8,9.

OBJETIVO.
Venho tratar neste sermão exegético sobre uma mensagem que profeticamente aborda um tempo de graça e realizações para nós e de como podemos fazer para que este tempo divino se correlacione ao nosso cotidiano.

INTRODUÇÃO.
Estes versículos proféticos liberados por Isaías falam de uma época em que Israel necessitava ser consolado das catástrofes que estavam acontecendo no Reino do Norte e estava prestes a acontecer no Reino do Sul. Assim, Isaías passa a relatar mensagens consolatórias na terça parte das suas profecias registradas.Era seu dever, dentro de seu amadurecimento profético, vislumbrar o futuro de Israel e estabelecer um tempo profético (kairós) para que a nação israelita pudesse se ajustar ao tempo de Deus.
Desta forma, nós procuramos buscar, de forma profética em todos os inicios dos anos, um tempo de Deus para nossa igreja a fim de que desfrutemos em Deus as nossas oportunidades.
 DEFINIÇÕES.
Existem três palavras gregas que definem o conceito de tempo, cada uma com sua peculiaridade. Tempos o primeiro vocábulo “Khronos” que define um tempo qualquer, o qual representa o conceito mais abrangente e genérico do termo.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos (kairos) de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos (khronos) da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio. At.3. 19-21.
Além deste temos a palavra “Prothesmia” que representa um tempo estipulado, determinado ou fixado para um propósito. Isto é, uma data especifica marcada para o cumprimento de algo.
“Ora, digo que por todo o tempo (khronos) em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado (prothesmia) pelo pai.“ Gl. 4.1,2.
Finalmente, temos o termo “Kairós” que representa o tempo agora; ou seja, a compreensão deste momento em que vivemos. Kairós fala de momento.
Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade (kairos) da tua visitação. Lc. 19.41-44
O KAIRÓS DIVINO EM NOSSO KRONOS
Ora, para Deus o tempo está sujeito a seus atributos; ou seja, Deus não está condicionado ao tempo, mas o tempo está condicionado a Deus; então para Deus o tempo é sempre presente.
Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo (kairos); mas o vosso tempo sempre está presente. Jo.7.6.
Logo, tudo o que ele faz encontra-se no kairós; mas para nós que estamos condicionados ao passado, presente e futuro, vivenciamos o kronos, o prosthemia e o kairós. Daí a necessidade de compreender os tempos proféticos e as vontades divinas a fim de trazer o kairós divino para nosso kronos. Por isso, entendemos que a proclamação da mensagem profética libera o kairós, o tempo determinado por Deus para o cumprimento de seu propósito, isto é, a salvação prometida pelos profetas.
10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11. investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas (kairon), indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 1 Pe. 1.10,11.
JESUS CRISTO, A OPERACIONABILIDADE DO KAIRÓS DIVINO.
            Se observarmos de forma abrangente, nós veremos que todo o tempo profético divino sempre apontará para Cristo. Pois, Jesus é o ponteiro do relógio divino que indica sempre o momento de Deus para cada um de nós.
“fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” Efe.1.9.10.
“vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Gal.4.6
Assim, nós que temos a Cristo em nossos corações podemos buscar da parte de Deus um tempo de graça e profundas realizações em todos os aspectos pessoais, profissionais, ministeriais e espirituais.
 ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS.
8  Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. 9  Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir. Isaías 42.8,9.
RAIZ ETMOLÓGICA DO TEXTO
            Os termos hebraicos destes versículos apontam para uma realidade muito interessante. Isaías descreve que as primeiras coisas já vieram e que estava para declarar novas coisas; assim, ele profetiza um tempo de realização de coisas novas a quais seriam liberadas pela graça de Deus.
            Antes que estas coisas sucedessem (de forma etimológica, a palavra “suceder” denota a ideia de brotar, aflorar, jorrar), ou seja: Está para romper e fluir algo inovador da parte de Deus que dispõe a capacidade de executar coisas maravilhosas que por um tempo estavam neutralizadas. PORTANTO, ENFATIZO QUE É TEMPO DE FLUIR E BROTAR COISAS NOVAS EM SUA VIDA!
Todavia, Deus faria com que seu povo escutasse, no sentido de dar a seu povo a compreensão espiritual dos acontecimentos, para que com este entendimento, tais pudessem voluntariamente glorificá-lo. Assim, Isaías profetiza antecipadamente a fim de que Deus seja glorificado pelos acontecimentos abençoadores que estão por vir.
Isto representa o principal objetivo pelo qual seremos abençoados neste ANO DE GRAÇA E DE REALIZAÇÕES. Isto é, ao sermos extraordinariamente abençoados devemos lembrar-nos de glorificar a Deus por isso.

PASSOS PARA DESFRUTAR DESTE TEMPO AFLORADOR DE GRAÇA E REALIZAÇÕES
1.      RECONHECER COMO FAVOR DIVINO
Portanto, é necessário reconhecer que tais realizações não virão de nossa própria capacidade, mas do favor de Deus e que cabe a nós em atitude de humildade glorifica-lo.
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte (kairos), 1Pe 5.6
2.      DESPERTAR FÉ NA PALAVRA PROFÉTICA
A Fé é o passaporte que nos acessa a dimensão do sobrenatural! A fé tem propriedade de acionar o kairós divino, trazendo-o para realidade presente. Assim cabe a nós despertar fé na palavra profética; pois esta é a intervenção humana é nossa parte na liberação do kairós divino.
Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. 2 Cr. 20.20b.
3.      TER SENSIBILIDADE ESPIRITUAL
Outra peculiaridade importante está em nossa capacidade de aguçar e ter sensibilidade espiritual para conhecer e ouvir os tempos que Deus preparou para nossa bem-aventurança.
E isso fazei, conhecendo o tempo (kairos), que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. Rm.13. 11.
dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens; 1 Crônicas 12:32 
4.      TER OUZADIA
Outra característica que Deus nos concede quando adquirimos sensibilidade espiritual é que ele nos proporciona espírito de confiança e ousadia para nos apropriar do que Ele tem nos prometido.
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (eukairos). Hb. 4.16
 EXERCENDO AS REALIZAÇÕES
1.      ESTAR ATENTO QUANDO SURGEM AS OPORTUNIDADES
Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade (ékaireisthe). Fp. 4.10
2.      TOMAR PASSOS DE APROPRIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades (eksagorazomenoi tón kairon). A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Cl.4.4-6.
3.      SER PROATIVO E DESENVOLVER PLANOS DE AÇÃO
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo (eksagorazomenoi tón kairon), porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Ef.5.15,16.
 APLICAÇÃO.
1.      TORNE-SE PERSEVERANTE EM SEUS SONHOS.
A promessa de colheita certa nos trás vigor para continuarmos rumo aos nossos sonhos dados em períodos de liberação e conquista.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade (kairo), façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gl.6.9,10.
2.      NÃO DESISTA POR CAUSA DAS ADVERSIDADES.
Muitas pessoas desanimam a medida que surgem as primeiras dificuldades; porém, nós somos animados em Cristo e estimulados a persistir em busca de nossos sonhos.
porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários. 1Co 16:9
3.      CELEBRE AS CONQUISTAS
Saiba celebrar as benção que o Senhor te proporciona e isto também será uma forma de glorificar a Deus.
7  porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8  terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9  terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. 10 Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu. Dt.8.7-10.
 CONCLUSÃO.
            Desta forma, somos encorajados neste dia a se apropriar deste tempo novo de graça e grandes realizações que o Senhor nos proporciona.
prega a palavra, insta, quer seja oportuno (eukairos e akairos: bom tempo ou mal tempo), quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 2Tm 4.2
            Aproveite a oportunidade e faça as coisas acontecerem neste ano de graça e realizações do Senhor.
APELO.
            Assim, somos encorajados a tomar posição e aceitarmos em fé toda a liberação de bênçãos que o Senhor nos designa e em sua cooperação dizermos: Eis nos aqui Senhor! Cumpra em nós tua vontade.
E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; (porque diz: No tempo (kairos) aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação); 2 Co. 6. 1,2.

Deus abençoe a todos em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário