segunda-feira, 5 de março de 2012

Os Pensamentos de Deus

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.”( Isaías 55.9)
            O ser humano tende a ver a vida dentro de um contexto  humano e carnal, de acordo com o que experimenta. Seu entendimento geralmente vai até  o limite do  seu  raciocínio  humano.  Jesus   falou  algumas  coisas,   que   não   foram   entendidas   pelos   seus  ouvintes,  porque   eles   não  tinham   uma   visão   acima    de   suas   experiências.         Jesus  falava de coisas espirituais e também  tinha  atitudes  que representavam   coisas  espirituais.   Por  isso  Paulo  escreveu  aos coríntios:   O  homem  natural  não  aceita  as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura;   A palavra  da  cruz  é  loucura  para  os  que  se  perdem,  mas  para  nós que  somos  salvos,  é  o   poder   de   Deus.” (1Co2.14;1.18) Homem natural, é aquele que ainda não nasceu de novo , para uma nova  vida,  gerada  pelo  Espírito Santo, través da fé em Jesus Cristo. O homem espiritual é aquele que tem  entendimento   gerado pela  presença  de Deus em seu coração.

Alguns  exemplos  bíblicos, de cegueira espiritual, de pessoas que não alcançaram o que Jesus queria de fato dizer.

“Destruí  este  santuário  e  em  três  dias  o  reconstruirei... Em 46 anos foi edificado este santuário... quando Jesus ressuscitou é que entenderam esta Palavra”. (Jo 2.19,22)
             Jesus se referiu ao seu corpo, como  santuário,  quis  dizer  que,  em  três  dias  ressuscitaria.  Os   judeus   não entenderam porque sabiam  que o templo levou 46 anos  para ser  edificado.  Seus  discípulos  foram  entender  esta palavra somente quando ele ressuscitou três dias depois de sua morte.

“Em  verdade  em  verdade   te  digo  que,  se  alguém  não  nascer  de  novo   não  pode  entrar  no  reino  de  Deus. Nicodemos respondeu: Como pode um homem nascer de novo sendo velho?...”(Jo 3.3-4 )
                Jesus se referiu a uma nova vida no sentido espiritual, gerada por Deus no coração daqueles que recebem o recebem   em   seus   corações,   mas   Nicodemos   não   entendeu   porque   via   estas   palavras  de acordo com seu entendimento limitado.

“Quem  vem  das  vem  das alturas está acima de todos.Quem vem da terra é terreno e fala da terra, quem veio do céu está acima de todos” (Jo3.31)
                  Jesus ensinou que seu conhecimento está acima do conhecimento humano. Ele se coloca numa posição de superioridade porque ele veio de um mundo que está muito acima de nossa compreensão, que é o lugar  onde Deus habita. Foi isso que ele quis dizer nesta passagem. Há um mundo  acima  do  nosso  com  anjos,  arcanjos,  serafins  e querubins, mundo este, que Jesus afirma, o qual  é de onde veio.

 “Se conhecera o dom de Deus e quem é que te pede: dá-me de beber, tu lhe pediria e ele daria água viva”(Jo 4.10)
         Nesta passagem, a mulher samaritana não entendeu mesmo o que Jesus  quis  dizer.  Ela  se  disse  que  o   poço   era fundo e que Jesus não tinha como tirar água de lá.  Jesus lhe disse que ela nunca mais teria  sede se  bebesse   da  água que ele lhe desse. Ela lhe disse então que queria beber desta água para não precisar vir mais  buscar   no  poço.  Ela  entendeu   o  que  Jesus  falou de um ponto   de  vista  humano.  Jesus  se  referia  a  sede  espiritual,  a  sede   do coração que só pode ser saciada pela presença de Deus,  e  que  uma  vez  saciada,  saciada  para  sempre,  porque a presença de Deus é permanente no coração daquele que crê em Jesus. Jesus se referia ao Espírito Santo, como água viva, que haveriam de receber todos aqueles que nele cressem.

“Uma  comida  tenho  para  comer  que  vós  não  conheceis...ter-lhe-ia alguém trazido  o  que  comer?”( Jo4.32,33)
        Jesus fala de um tipo de fome diferente da física, a fome espiritual. Quando ele disse que tinha uma comida que eles não conheciam,  seus  discípulos  pensaram que alguém tinha trazido alguma comida, e que ele não tinha falado prá ninguém ainda. Mas Jesus se referiu a fome do coração, que só é saciada quando fazemos a vontade de Deus.

“O  pão  que  eu darei pela vida do mundo é a minha carne... como pode ele nos dar de comer a sua carne? ...Pois a minha carne é  verdadeira comida,  e  meu  sangue  verdadeira   bebida ?....  Duro é  este  discurso, quem    pode  ouvi-lo?” (Jo6.51-60)
           Esta  é uma das passagens,  das mais  difíceis  de   seus   discípulos   entenderem.   Porque   Jesus   afirma   algo extraordinário, tão difícil de entender, que muitos discípulos, logo após estas palavras,   se  retiram  e   deixam  de   o seguir.  Jesus  quis  dizer  que entregaria seu corpo  como  sacrifício  e  que  seu   sangue  seria   derramado   a   nosso   favor,  pelos  nossos pecados. Assim como  o  corpo  precisa  de  alimento  para  viver,  assim  igualmente  o  espírito. Porém neste caso, Jesus diz que seu corpo é dado como alimento para que o espírito viva.  Comer  seu corpo e beber seu  sangue  é  uma  linguagem  puramente  espiritual,  embora  nesta  passagem, Jesus não fala figuradamente, mas afirma  uma  verdade espiritual, ou seja, quem crer no seu sacrifício na cruz, nunca mais terá fome espiritual e viverá eternamente. Seu corpo e seu sangue,  verdadeiramente  são   o  alimento  espiritual  que  sustenta  o  espírito  para sempre,  dando a ele a vida eterna através de nossa fé.

 “Para onde vou não podereis me achar... Irá para dispersão entre os gregos?” ( Jo 7.34,35)
               O que Jesus quis dizer  realmente, é que iria morrer, ressuscitar e subir ao céu, por isso ninguém o acharia, a exemplo do profeta Elias, que depois de ser arrebatado ao céu, foi buscado e não encontrado pelos  seus  discípulos. Porém seus ouvintes  entenderam que ele iria para algum lugar remoto  algum outro país daqui na terra mesmo.

“Abrão viu o meu dia e se alegrou ... não tens cinquenta anos e viste a Abrão?... Antes que Abrão existisse Eu Sou”( Jo 8.56-58)
            Alguns judeus, ao ouvirem estas palavras, pegaram pedras e quiseram apedrejar a Jesus. Porque?  Porque não entenderam  nada  do  que  Jesus  falou.  Jesus  disse  que  Abrão  viu  o seu dia,  ou seja, teve  uma  visão  profética a respeito dos benefícios que Jesus traria ao mundo, num futuro ainda distante para ele. Os judeus disseram que Jesus
estava  falando uma coisa impossível  de se entender, pelo fato de  Abrão  ter  morrido   muitos  séculos  antes  de Jesus. Jesus complica mais um pouco ainda, afirmando que já existia antes de Abraão. Por isso  queriam  apedrejá-lo, suas mentes estavam limitadas pelos conhecimentos terrenos adquiridos pela experiência humana.   Jesus revela sua origem eterna, que existia antes de vir a este  mundo, por isso falou que existia antes de  Abraão.  Algo  inaceitável  e incompreensível para os judeus.

Jesus lava os pés de seus discípulos. “o que eu faço agora... compreenderás depois..”( Jo13.7)
     Jesus lava os pés dos seus  discípulos. Pedro mão entendeu o porquê  desta atitude, pois considerava  Jesus  como o Cristo ,  o  Messias  prometido,  o  Ungido de Deus. Como pode ele me lavar os pés? Porém Jesus somente quis  dar  um exemplo de humildade e de serviço. Se ele sendo o Mestre e o Senhor, lavou os pés de seus discípulos, então nós devemos  seguir  seu  exemplo.   Este  foi  um  ato profético,  cheio  de  significado  espiritual,  embora  alguns,  ainda praticam literalmente esta passagem, entendendo o texto ao pé da letra.  Na  verdade  significa  dar  valor  ao  nosso irmão, servi-lo, sendo uma bênção para ele e se despojando de todo orgulho espiritual. Nisto Jesus  também  foi  um grande exemplo.

                                                    Aplicando estes conhecimentos a nossa vida pessoal

               As vezes nos julgamos espirituais e na verdade o somos, mas em algumas situações, parece que esquecemos disso  e  começamos  a  ver  conforme nossos olhos carnais ou de acordo com que os outros nos falam a cerca destas situações. Perdemos o foco e não entendemos o propósito que Deus tem com o momento que atravessamos.

“Eu vim a este mundo para juízo a fim de  os cegos vejam e os que vêm se tornem cegos.” (Jo 9.39)
             Jesus não está falando de cegueira física, mas de cegueira espiritual. Nós que somos iluminados por Jesus não podemos  andar  nas  trevas.  Luz  significa  entendimento,  conhecimento da verdade, revelação de coisas espirituais que nos estavam ocultas.  Trevas  representam  o oposto,  desconhecimento da verdade, falta de entendimento e de revelação da vontade de Deus.

“Ele,  porém, lhes respondeu: chegada a tarde, dizeis: haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis na verdade, discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? “(Mt 16.2)

                Assim, também em nossas vidas. Devemos entender os “sinais dos tempos” de Deus dentro da sua  vontade pessoal  para nossas vidas.  Atravessamos  situações difíceis, somos desacreditados por alguns, criticados por outros, mas se soubermos entender o nosso tempo e conseguirmos  enxergar  a  mão de  Deus  por  trás  das  circunstâncias, então poderemos enfrentar as dificuldades com firmeza. Isto é ver  as situações  com os olhos  espirituais  e  não  de acordo com a aparência dos fatos.

“Ainda   que  a figueira  não  floresça,  nem  haja  fruto  na  vide;   o  produto  da  oliveira minta,  e  os  campos não produzam mantimento,  as  ovelhas  sejam  arrebatadas  do  aprisco,  e  nos  currais  não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor , exulto no Deus da minha salvação...e Ele me faz andar altaneiramente.” (Hc 3.17-19)
Altaneiramente -  de um modo que se eleva muito, que voa muito alto.  Elevado.(Dic. Aurélio)
           O profeta Habacuque, reclama da situação, busca a Deus, pede uma resposta, a terra está desolada, a situação do povo  Judeu está crítica. Deus lhe responde dizendo que era Ele próprio o causador desta situação, para disciplina do povo.  Ainda  na  sequência,  Deus  promete  que  a  terra  se  encheria  do  “conhecimento  do  Senhor”.    uma esperança de um futuro melhor para a nação de Israel, uma esperança de  cessar todo sofrimento. Deus na   verdade  está no controle de  tudo.  Depois desta  revelação  o  profeta não  apenas  se  alegra mas   também   exulta   em  seu coração.

           Davi ficou totalmente desacreditado  quando incendiaram a cidade de Ziclague. Sequestraram as mulheres e as crianças. Todos queriam apedrejá-lo. Mas foi justamente ali que Deus demonstrou que era com ele, e foi justamente ali que ele ganhou a confiança de seus comandados. Ele orou, buscou a Deus  e  se  reanimou  no  Senhor,   Deus  lhe  deu  uma direção.   Davi   foi   ao  encalço  dos  inimigos,   resgatou  todos os sequestrados  e  trouxe  os despojos dos sequestradores.  Como  se  não  bastasse, ele   ainda   distribuiu   estes   despojos   igualmente  a  todos  os  soldados. (1Sm 30.1-25)

“Assim   diz  o Alto...  habito  num  alto  lugar  mas  também  com  o  contrito  e  abatido  de  espírito...” ( Is 57.15)
     O salmista se refere a Deus como o Altíssimo ( Sl 9.2) Em tantas outras passagens Deus é relacionado a “elevado”, “alto”,” altíssimo”, etc... Porque? Porque sua sabedoria é inalcançável, sua inteligência é infinita, A Bíblia diz que ele habita   em   luz   inacessível,    não     ninguém  semelhante  a   ele  em  glória,  em  majestade,  em   poder  e  em conhecimento.
        
          Pastor Mauro Lastra
Secretario Executivo do CIMEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário