sábado, 31 de março de 2012

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas promove a marca da empresa junto aos funcionários e clientes. Pode atuar em atendimento de clientes, do cerimonial e protocolo, produzir e divulgar por meio de jornais internos ou externos as intenções das empresas, realizar eventos para promover a empresa, fazer pesquisa de opinião.

O relações públicas também atua em assessoria de imprensa, atividade que também pode ser feita por jornalistas.

Nos últimos seis meses, no estado de São Paulo, ocorreram  515 contratações de profissionais com curso superior completo e com um salário médio de admissão de R$ 2.294,00.

terça-feira, 20 de março de 2012

Estado laico ou GLS - Resposta de Alvino Marcos Centro Cristão Canoas


Primeira parte:
Estado Laico ou GLS?
Tema de debate a respeito da proibição a exortação ao SENHOR nos foruns do RS,...! (grifei)

Prezado comentarista Ministério Marcha para Jesus:
- Bastante oportuna tua chamada de atenção para o tema, o qual jamais esteve tão aberto em nossa sociedade.
Preliminarmente, endereço-lhe desculpas por me dirigir a tua pessoa como Ministério Marcha para Jesus, pois é o nome que ali aparece, logo após a expressão quem sou eu. Em seguida vem o algoritmo “Acerca de mim... Signo Astrológico...Gémeos”.
Um Estado laico é aquele que, oficialmente, é neutro em relação às questões religiosas de seus habitantes, nem apoiando e nem se opondo a quem ou qual religião que seja, tratando todos seus cidadãos igualmente.
Ademais, o livre arbítrio é sagrado.
Ao bem da verdade, no mundo prático, as coisas nem sempre são como ditam as normas legais, como, breves exemplos, o racismo ou, até mesmo, as expressões religiosas, ou, ainda, o trato às pessoas, as quais foram todas criadas à imagem e semelhança de Deus.
Embora a lei tente frear o racismo, na prática todos sabemos que ele existe. Do mesmo modo as religiões, inclusive a “religião evangélica”, que é bem diferente de “cristianismo”, se comporta, muitas vezes, tanto quanto, se não pior, às demais religiões por ela combatidas. Não diferente disso, o tratamento desigual para pessoas que possuem ou aparentam haver posses ou títulos, até mesmo para as chamadas “consagrações”.
O cristianismo pleno é o relacionamento pessoal e diário com a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, independente de língua, povo ou raça.

Segunda parte:
Não obstante o Brasil ser declarado laico, todos sabemos que, religiosamente falando, ele é católico apostólico romano. As comunicações, o sistema financeiro, o político e o próprio social estão subjugados aos pés de Roma.
Porém aqui já vai um consolo para ti, se formos olhar para a Bíblia, isso nem é o princípio das dores. Vai piorar. E por mais que queiramos fazer, não podemos esquecer que as profecias precisam ser cumpridas.
Mas, voltando ao país laico, todos os cidadãos têm garantia constitucional para se manifestar na forma que assim desejar, resguardado o direito de outrem.
Veja que a Carta da República, no artigo 5º, em seus incisos II, IV, VI, VII, XVII, XX, prescreve que (II) ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; (IV) que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; (VI) que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; (VII) que é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; (XVII) que é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; (XX) que ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.
Não podemos olvidar que, segundo o capítulo 13, da Epístola Cristã aos Romanos, não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus, porquanto ela é Ministro de Deus.
Em relação ao tema em debate, não nos parece que verdadeira tua expressão proibição a exortação (tenho a impressão que tu quis dizer exaltação)  ao SENHOR nos foruns do RS.
O julgamento da permanência ou não do crucifixo nas salas dos Fóruns não proibiu nem a exortação nem a exaltação cuja parte decisão que entendo relevante, tomo a liberdade de reproduzir e cedido gentilmente pelo “Espaço Vital”:
O voto do relator Cláudio Baldino Maciel referiu ontem (7) que "o julgamento feito em uma sala de tribunal sob um expressivo símbolo de uma igreja e de sua doutrina não parece a melhor forma de se mostrar o Estado-juiz equidistante dos valores em conflito".
Prossegue o julgado definindo que "resguardar o espaço público do Judiciário para o uso somente de símbolos oficiais do Estado é o único caminho que responde aos princípios constitucionais republicanos de um Estado laico, devendo ser vedada a manutenção dos crucifixos e outros símbolos religiosos em ambientes públicos dos prédios".
Assim sendo, a nossa preocupação não deve se perpetuar nessas questões políticas, pois todas as vezes que qualquer Igreja se mesclou ao Estado, isso em toda história da humanidade, ela simplesmente se corrompeu.
Em vez de gastarmos forças contra essas questões, que só nos levam à contendas, busquemos unir esforços para salvar essas almas as quais chamamos “pervertidas”.
Pelos laços do Calvário e sempre aberto para aprender,
Alvino Marcos,
Centro Cristão de Canoas. 
PREZADO IRMÃO ALVINO MARCOS, aproveito o ensejo para informar que a aparição de signo astrolóligico de "gemeos" nos foi imputada automaticamente pelo google, estamos "peleando" para retirar esta tal de astrologia pois é claro que isso não acreditamos.
Agradecemos imensamente tua participação e colocações.
Abraços Fraternos
Edson Brow

domingo, 11 de março de 2012

Associação de ex-gays defende Silas Malafaia das acusações do Ministério Público

O pastor Silas Malafaia recebeu apoio da Associação Brasileira de EX-LGBTT (ABEXLGBTT, também conhecida como Abex) formada por ex-homossexuais e travestis que enviaram uma nota de repúdio público contra a ação do procurador federal Jefferson Aparecido Dias que pediu ao pastor assembleiano, que se retrate por suas falas consideradas por ele como homofóbicas.
A Abex também comunica a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o procurador pedindo explicações sobre os motivos que o levaram a encarar as declarações do pastor Malafaia como “homofóbicas”.
As declarações em questão foram ditas durante o programa Vitória em Cristo que foi ao ar em julho de 2011 quando o pastor criticou severamente a atitude de manifestantes gays que usaram a imagem de santos católicos durante a Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Malafaia disse que a Igreja Católica precisava “baixar o porrete” e “entrar de pau” nos participantes e organizadores, se referindo a mover processos, mas a ABLGBT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) considerou essas frases como homofóbicas.
O grupo de ex-gays acredita que o Ministério Público está atuando em prol do movimento homossexual que não aceita as diferenças de opiniões sobre a homossexualidade. Defendendo Malafaia o documento, assinado pelo ex-travesti Joide Miranda, presidente da Abex, e pelo Dr. Matheus Sathler diz que eles não evitarão esforços para impedir que a doutrinação pró gays venha a ocorrer.
Leia a nota na íntegra:
Nesse sentido, declara que está tomando as devidas medidas legais junto ao Conselho Nacional do Ministério Público para dar início a um pedido de abertura de processo administrativo disciplinar em relação à atuação do procurador Jefferson Aparecido Dias para que explique na ótica do direito positivo pátrio de onde tirou a tipificação alienígena de “declaração homofóbica” em relação a fala do pastor Malafaia.
Por fim, vem declarar com profundo pesar que é extremamente preocupante uma autoridade da República Federativa Brasileira, livre e democrática, estar aparentemente utilizando um órgão tão estimado como o Ministério Público para atuar em prol de um pequeno grupo intolerante e que não aceita as diferenças de opiniões com relação a homossexualidade.
O que nos parece é que uma doutrinação totalitária da sociedade brasileira está aos poucos tentando ser implementada. Mas que com a atuação de homens de coragem, que não temem a própria morte e não se curvam frente ao mal, não evitarão esforços para impedir que tal doutrinação sem base racional e científica venha a ocorrer.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Estado Laico ou GLS?

O Estado deve ser laico, mas será que esta imparcialidade não se torna parcial a partir do momnento em que municipios como São Leopoldo tambem no RS designaram uma Diretoria Municipal para o Movivento GLS? Isso mesmo, enquanto católicos e evangélicos não tem direito a Secretaria Muncipal da Família (pois não existe) os Srs. homosexuais já tem sua diretoria para fomentar, discutir e se organizarem cada vez mais no municipio e agora como prova dos nove também no estado do Rio Grande do Sul.
Tenho que respeitar a atitude dos GLS, pois não se dividem e muito pelo contrário, são muito mais organizados pois não levantam várias bandeiras, mas sim uma ideologia! Tenho realmente que dar os parabens. Mas e nós evangélicos e católicos? Por que ao invéz de defendermos nossas igrejas (a minha tem mais unção, o meu pastor ou padre é melhor, nossa igreja é a certa, só minha igreja tem a palavra...) também não nos juntamos para defendermos com SINCERIDADE  a PALAVRA de DEUS? Onde anda nosso "Ide e pregai o Evangélio? Quantas pessoas não convertidas ou desviadas você trouxe para sua igreja este mês que passou?
Amados, eu acredito que esta mais que na ora de pararmos de nos esconder e sermos CRISTÃOS apenas dentro de quatro paredes, tenham em mente PLACA NÃO SALVA NINGUEM, se fosse assim eu mesmo moraria debaixo de um outdoor.
Amados estamos todos perdendo espaços, "familia" vem se deteriorando e quanto mais ficarmos atráz do muro mais facilmente nossas crianças passam a achar que a união entre pessoas do mesmo sexo é normal, e a Biblia nada mais é que um livro de estórias do passado tão tão distante....  Pensem nisso. Se não concordam, só posso pedir-lhes DESCULPAS. 

MATERIA:


Brasília – O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) determinou, em decisão unânime, a retirada de crucifixos e demais símbolos religiosos dos espaços públicos dos prédios do Poder Judiciário gaúcho. A decisão, determinada ontem (6), acatou pedido de diversas entidades de defesa da igualdade de direitos, em especial em relação às questões de gênero, como as organizações não governamentais (ONGs) Liga Brasileira de Lésbicas, Rede Feminista de Saúde, Somos, Nuances, Marcha Mundial das Mulheres e Themis.
O desembargador Cláudio Baldino Maciel, relator do processo, defendeu, em seu voto, que julgamentos feitos em uma sala de tribunal “sob um expressivo símbolo de uma igreja ou de sua doutrina” não parece a melhor forma de mostrar “um Estado-juiz equidistante dos valores em conflito”.
E garantiu que não se trata de defender uma posição ateísta. “Trata-se da garantia da liberdade religiosa de todos, inclusive dos não crentes”, disse o magistrado. “O cidadão judeu, o muçulmano, o ateu, ou seja, o não cristão, é tão brasileiro e detentor de direitos quanto os cristãos”, acrescentou.
O desembargador disse ainda que não há lei que preveja ou disponha sobre a presença de símbolos religiosos em espaços do Judiciário abertos ao público, mas que a Constituição, implicitamente, veda essa exposição.
O pedido das ONGs foi fundamentando no Artigo 19 da Constituição Federal, que veda à União, estados e municípios manter relações de dependência ou alianças com igrejas e, também, no fato de o Brasil ser um Estado laico. O processo foi movido como recurso à decisão de dezembro do ano passado, da antiga administração do TJRS. Na época, a Justiça gaúcha não acolheu o pedido por entender que a exposição de crucifixos nas salas do tribunal não caracterizava postura preconceituosa.
fonte: http://bulevoador.com.br/2012/03/33413/

segunda-feira, 5 de março de 2012

CURSO DE TEOLOGIA, diploma reconhecido pelo MEC:




CURSO de TEOLOGIA
DIPLOMA reconhecido pelo MEC;

Dois níveis : Básico e Avançado
O curso visa
o conhecimento bíblico teológico com a finalidade de formar líderes,
pastores e obreiros atuantes com destaque na Obra do Senhor. Portanto,
se você deseja ser um líder  reconhecido e aprovado por Deus e pelos
homens este é o curso que você precisa
. Totalmente apostilado.

PROMOÇÃO


Curso básico de 280,00 por apens R$ 100,00 por módulo.


Saiba mais, entre em contato conosco.
Próxima aula presencial dia 10 de Março em São Leopoldo
.

MAIORES INFORMAÇÕES
Pr COUTO,
Elias ou Rutiele Couto, celulares:
 51 9607.0924 ou 9102.7057 (operadora VIVO)
apoio: www.conimers.com.br

Evangélicos chegam a 40 milhões de pessoas no Brasil e empresas investem em produtos e serviços exclusivos

A transformação religiosa pela qual o Brasil vem passando expõe uma mudança cultural gradativa e significante na formação da sociedade brasileira. O crescimento dos evangélicos caminha lado a lado com o crescimento econômico do país, porém, sem relação direta.
As políticas econômicas do governo federal, adotadas a partir de 1994, ano da adoção do plano Real, com queda significativa da inflação e os programas de distribuição de renda, que se iniciaram ao final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, fizeram com que mais de 30 milhões de pessoas saíssem da linha de miséria nos últimos dez anos.
Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que alimentaram um estudo do economista Marcelo Nery, os evangélicos no Brasil chegam a 20% da população, alcançando algo próximo a 40 milhões de pessoas. Em termos econômicos, os evangélicos são formados majoritariamente por pessoas das classes sociais C e D, justamente as que mais tiveram crescimento de poder aquisitivo nos últimos anos.
Isso explica, em parte, o crescimento do mercado de produtos ligados à fé, como a música gospel e a literatura cristã, e promove até, o surgimento de novos nichos de mercado de consumo, como fábricas de roupas e lojas especializadas em moda evangélica, voltada basicamente para o vestuário feminino, obedecendo as doutrinas das igrejas.
A música gospel no Brasil tem alcançado crescimento significativo, que pode ser analisado com base no investimento de gravadoras multinacionais que passaram a investir nesse nicho. Os maiores exemplos são a Sony Music e a Som Livre. Parte desse crescimento é também creditado à doutrina ensinada nas igrejas de que crime é pecado e que a pirataria é crime, além é claro do crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos, que acompanha o crescimento econômico do país.
Esse crescimento econômico tem proporcionado também o surgimento de novas opções de compra para o público em geral, que aos poucos vai descobrindo formas seguras de comprar pela internet, através dos chamados sites de e-commerce. A febre dos sites de compras coletivas pela internet no Brasil também chegou ao mercado de produtos gospel, com o surgimento de lojas que oferecem produtos com descontos consideráveis e grande variedade de produtos.
Um exemplo de site de compras coletivas voltado para produtos gospel é o Clube Ovelhas, que oferece produtos cristãos com até 70% de desconto. As opções variam desde CD’s e DVD’s, até livros e ingressos para shows e gravações de artistas cristãos. A extensa lista possui inúmeros produtos, com itens de educação e entretenimento para crianças, como livros para colorir e assinatura de revistas especializadas em temas cristãos. Tudo isso sempre com desconto, que é possibilitado pelo grande número de pessoas que buscam os produtos.
A diversificação dos produtos e serviços voltados ao público evangélico chega também ao turismo religioso, com o ressurgimento das grandes caravanas organizadas por igrejas a locais descritos na Bíblia Sagrada como cenário de passagens bíblicas. Viagens a Israel ganharam atrativos, como a presença de artistas e pastores conhecidos do grande público. Não é só a Terra Santa que voltou a atrair o interesse de fiéis à procura de viagens temáticas. O ministério Diante do Trono tem realizado cruzeiros marítimos, com a presença da líder Ana Paula Valadão, além de músicos e pastores convidados para palestras e ministrações durante os dias do cruzeiro.
Outro importante indicativo do crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos é a presença de fiéis na rede mundial de computadores. A cada ano que passa, novos blogs e sites de igrejas surgem, e as comunidades dedicadas a assuntos cristãos nas redes sociais atingem milhares de participantes, como por exemplo, fan pages no Facebook, ou perfis de pastores e artistas no Twitter, que alcançam milhões de seguidores. A Bíblia Sagrada no Facebook, sozinha, possui mais de 630 mil seguidores.
O item que maior talvez melhor represente o crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos é o apoio financeiro que os fiéis oferecem a pastores e igrejas que mantém programas em emissoras de televisão. Entre as principais emissoras brasileiras, com exceção de Globo e SBT, todas as outras possuem horários de sua grade alugados para igrejas evangélicas, que transmitem cultos, além de mensagens e testemunhos. Embora não alugue horários de sua programação para religiosos, a TV Globo já observa o crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos, e criou o Festival Promessas, voltado ao público evangélico.
Recente pesquisa do “Centro para o Estudo do Cristianismo Global” apontou o Brasil como o segundo país que mais envia missionários para outros países, enviando somente em 2010, aproximadamente 34 mil missionários e ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Esse crescimento do trabalho missionário também está ligado ao crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos brasileiros.
Projeções da Sepal, uma organização voltada ao suporte de pastores e líderes, em 2020 a população evangélica no Brasil poderá chegar a 109 milhões de pessoas, algo próximo a 50% da população total do país, de acordo com informações publicadas no blog Olhar Cristão. Atualmente, o Brasil já é a sexta economia do mundo, e os economistas projetam que o crescimento econômico continue por mais pelo menos uma década, devido aos grandes investimentos que tem sido feitos para receber eventos globais de esportes, como Copa do Mundo e Olimpíadas.
Com o quadro atual, pode-se esperar um cenário, para os próximos anos, bastante promissor, no quesito de crescimento do mercado de produtos voltados para o público evangélico brasileiro.

Os Pensamentos de Deus

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.”( Isaías 55.9)
            O ser humano tende a ver a vida dentro de um contexto  humano e carnal, de acordo com o que experimenta. Seu entendimento geralmente vai até  o limite do  seu  raciocínio  humano.  Jesus   falou  algumas  coisas,   que   não   foram   entendidas   pelos   seus  ouvintes,  porque   eles   não  tinham   uma   visão   acima    de   suas   experiências.         Jesus  falava de coisas espirituais e também  tinha  atitudes  que representavam   coisas  espirituais.   Por  isso  Paulo  escreveu  aos coríntios:   O  homem  natural  não  aceita  as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura;   A palavra  da  cruz  é  loucura  para  os  que  se  perdem,  mas  para  nós que  somos  salvos,  é  o   poder   de   Deus.” (1Co2.14;1.18) Homem natural, é aquele que ainda não nasceu de novo , para uma nova  vida,  gerada  pelo  Espírito Santo, través da fé em Jesus Cristo. O homem espiritual é aquele que tem  entendimento   gerado pela  presença  de Deus em seu coração.

Alguns  exemplos  bíblicos, de cegueira espiritual, de pessoas que não alcançaram o que Jesus queria de fato dizer.

“Destruí  este  santuário  e  em  três  dias  o  reconstruirei... Em 46 anos foi edificado este santuário... quando Jesus ressuscitou é que entenderam esta Palavra”. (Jo 2.19,22)
             Jesus se referiu ao seu corpo, como  santuário,  quis  dizer  que,  em  três  dias  ressuscitaria.  Os   judeus   não entenderam porque sabiam  que o templo levou 46 anos  para ser  edificado.  Seus  discípulos  foram  entender  esta palavra somente quando ele ressuscitou três dias depois de sua morte.

“Em  verdade  em  verdade   te  digo  que,  se  alguém  não  nascer  de  novo   não  pode  entrar  no  reino  de  Deus. Nicodemos respondeu: Como pode um homem nascer de novo sendo velho?...”(Jo 3.3-4 )
                Jesus se referiu a uma nova vida no sentido espiritual, gerada por Deus no coração daqueles que recebem o recebem   em   seus   corações,   mas   Nicodemos   não   entendeu   porque   via   estas   palavras  de acordo com seu entendimento limitado.

“Quem  vem  das  vem  das alturas está acima de todos.Quem vem da terra é terreno e fala da terra, quem veio do céu está acima de todos” (Jo3.31)
                  Jesus ensinou que seu conhecimento está acima do conhecimento humano. Ele se coloca numa posição de superioridade porque ele veio de um mundo que está muito acima de nossa compreensão, que é o lugar  onde Deus habita. Foi isso que ele quis dizer nesta passagem. Há um mundo  acima  do  nosso  com  anjos,  arcanjos,  serafins  e querubins, mundo este, que Jesus afirma, o qual  é de onde veio.

 “Se conhecera o dom de Deus e quem é que te pede: dá-me de beber, tu lhe pediria e ele daria água viva”(Jo 4.10)
         Nesta passagem, a mulher samaritana não entendeu mesmo o que Jesus  quis  dizer.  Ela  se  disse  que  o   poço   era fundo e que Jesus não tinha como tirar água de lá.  Jesus lhe disse que ela nunca mais teria  sede se  bebesse   da  água que ele lhe desse. Ela lhe disse então que queria beber desta água para não precisar vir mais  buscar   no  poço.  Ela  entendeu   o  que  Jesus  falou de um ponto   de  vista  humano.  Jesus  se  referia  a  sede  espiritual,  a  sede   do coração que só pode ser saciada pela presença de Deus,  e  que  uma  vez  saciada,  saciada  para  sempre,  porque a presença de Deus é permanente no coração daquele que crê em Jesus. Jesus se referia ao Espírito Santo, como água viva, que haveriam de receber todos aqueles que nele cressem.

“Uma  comida  tenho  para  comer  que  vós  não  conheceis...ter-lhe-ia alguém trazido  o  que  comer?”( Jo4.32,33)
        Jesus fala de um tipo de fome diferente da física, a fome espiritual. Quando ele disse que tinha uma comida que eles não conheciam,  seus  discípulos  pensaram que alguém tinha trazido alguma comida, e que ele não tinha falado prá ninguém ainda. Mas Jesus se referiu a fome do coração, que só é saciada quando fazemos a vontade de Deus.

“O  pão  que  eu darei pela vida do mundo é a minha carne... como pode ele nos dar de comer a sua carne? ...Pois a minha carne é  verdadeira comida,  e  meu  sangue  verdadeira   bebida ?....  Duro é  este  discurso, quem    pode  ouvi-lo?” (Jo6.51-60)
           Esta  é uma das passagens,  das mais  difíceis  de   seus   discípulos   entenderem.   Porque   Jesus   afirma   algo extraordinário, tão difícil de entender, que muitos discípulos, logo após estas palavras,   se  retiram  e   deixam  de   o seguir.  Jesus  quis  dizer  que entregaria seu corpo  como  sacrifício  e  que  seu   sangue  seria   derramado   a   nosso   favor,  pelos  nossos pecados. Assim como  o  corpo  precisa  de  alimento  para  viver,  assim  igualmente  o  espírito. Porém neste caso, Jesus diz que seu corpo é dado como alimento para que o espírito viva.  Comer  seu corpo e beber seu  sangue  é  uma  linguagem  puramente  espiritual,  embora  nesta  passagem, Jesus não fala figuradamente, mas afirma  uma  verdade espiritual, ou seja, quem crer no seu sacrifício na cruz, nunca mais terá fome espiritual e viverá eternamente. Seu corpo e seu sangue,  verdadeiramente  são   o  alimento  espiritual  que  sustenta  o  espírito  para sempre,  dando a ele a vida eterna através de nossa fé.

 “Para onde vou não podereis me achar... Irá para dispersão entre os gregos?” ( Jo 7.34,35)
               O que Jesus quis dizer  realmente, é que iria morrer, ressuscitar e subir ao céu, por isso ninguém o acharia, a exemplo do profeta Elias, que depois de ser arrebatado ao céu, foi buscado e não encontrado pelos  seus  discípulos. Porém seus ouvintes  entenderam que ele iria para algum lugar remoto  algum outro país daqui na terra mesmo.

“Abrão viu o meu dia e se alegrou ... não tens cinquenta anos e viste a Abrão?... Antes que Abrão existisse Eu Sou”( Jo 8.56-58)
            Alguns judeus, ao ouvirem estas palavras, pegaram pedras e quiseram apedrejar a Jesus. Porque?  Porque não entenderam  nada  do  que  Jesus  falou.  Jesus  disse  que  Abrão  viu  o seu dia,  ou seja, teve  uma  visão  profética a respeito dos benefícios que Jesus traria ao mundo, num futuro ainda distante para ele. Os judeus disseram que Jesus
estava  falando uma coisa impossível  de se entender, pelo fato de  Abrão  ter  morrido   muitos  séculos  antes  de Jesus. Jesus complica mais um pouco ainda, afirmando que já existia antes de Abraão. Por isso  queriam  apedrejá-lo, suas mentes estavam limitadas pelos conhecimentos terrenos adquiridos pela experiência humana.   Jesus revela sua origem eterna, que existia antes de vir a este  mundo, por isso falou que existia antes de  Abraão.  Algo  inaceitável  e incompreensível para os judeus.

Jesus lava os pés de seus discípulos. “o que eu faço agora... compreenderás depois..”( Jo13.7)
     Jesus lava os pés dos seus  discípulos. Pedro mão entendeu o porquê  desta atitude, pois considerava  Jesus  como o Cristo ,  o  Messias  prometido,  o  Ungido de Deus. Como pode ele me lavar os pés? Porém Jesus somente quis  dar  um exemplo de humildade e de serviço. Se ele sendo o Mestre e o Senhor, lavou os pés de seus discípulos, então nós devemos  seguir  seu  exemplo.   Este  foi  um  ato profético,  cheio  de  significado  espiritual,  embora  alguns,  ainda praticam literalmente esta passagem, entendendo o texto ao pé da letra.  Na  verdade  significa  dar  valor  ao  nosso irmão, servi-lo, sendo uma bênção para ele e se despojando de todo orgulho espiritual. Nisto Jesus  também  foi  um grande exemplo.

                                                    Aplicando estes conhecimentos a nossa vida pessoal

               As vezes nos julgamos espirituais e na verdade o somos, mas em algumas situações, parece que esquecemos disso  e  começamos  a  ver  conforme nossos olhos carnais ou de acordo com que os outros nos falam a cerca destas situações. Perdemos o foco e não entendemos o propósito que Deus tem com o momento que atravessamos.

“Eu vim a este mundo para juízo a fim de  os cegos vejam e os que vêm se tornem cegos.” (Jo 9.39)
             Jesus não está falando de cegueira física, mas de cegueira espiritual. Nós que somos iluminados por Jesus não podemos  andar  nas  trevas.  Luz  significa  entendimento,  conhecimento da verdade, revelação de coisas espirituais que nos estavam ocultas.  Trevas  representam  o oposto,  desconhecimento da verdade, falta de entendimento e de revelação da vontade de Deus.

“Ele,  porém, lhes respondeu: chegada a tarde, dizeis: haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis na verdade, discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? “(Mt 16.2)

                Assim, também em nossas vidas. Devemos entender os “sinais dos tempos” de Deus dentro da sua  vontade pessoal  para nossas vidas.  Atravessamos  situações difíceis, somos desacreditados por alguns, criticados por outros, mas se soubermos entender o nosso tempo e conseguirmos  enxergar  a  mão de  Deus  por  trás  das  circunstâncias, então poderemos enfrentar as dificuldades com firmeza. Isto é ver  as situações  com os olhos  espirituais  e  não  de acordo com a aparência dos fatos.

“Ainda   que  a figueira  não  floresça,  nem  haja  fruto  na  vide;   o  produto  da  oliveira minta,  e  os  campos não produzam mantimento,  as  ovelhas  sejam  arrebatadas  do  aprisco,  e  nos  currais  não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor , exulto no Deus da minha salvação...e Ele me faz andar altaneiramente.” (Hc 3.17-19)
Altaneiramente -  de um modo que se eleva muito, que voa muito alto.  Elevado.(Dic. Aurélio)
           O profeta Habacuque, reclama da situação, busca a Deus, pede uma resposta, a terra está desolada, a situação do povo  Judeu está crítica. Deus lhe responde dizendo que era Ele próprio o causador desta situação, para disciplina do povo.  Ainda  na  sequência,  Deus  promete  que  a  terra  se  encheria  do  “conhecimento  do  Senhor”.    uma esperança de um futuro melhor para a nação de Israel, uma esperança de  cessar todo sofrimento. Deus na   verdade  está no controle de  tudo.  Depois desta  revelação  o  profeta não  apenas  se  alegra mas   também   exulta   em  seu coração.

           Davi ficou totalmente desacreditado  quando incendiaram a cidade de Ziclague. Sequestraram as mulheres e as crianças. Todos queriam apedrejá-lo. Mas foi justamente ali que Deus demonstrou que era com ele, e foi justamente ali que ele ganhou a confiança de seus comandados. Ele orou, buscou a Deus  e  se  reanimou  no  Senhor,   Deus  lhe  deu  uma direção.   Davi   foi   ao  encalço  dos  inimigos,   resgatou  todos os sequestrados  e  trouxe  os despojos dos sequestradores.  Como  se  não  bastasse, ele   ainda   distribuiu   estes   despojos   igualmente  a  todos  os  soldados. (1Sm 30.1-25)

“Assim   diz  o Alto...  habito  num  alto  lugar  mas  também  com  o  contrito  e  abatido  de  espírito...” ( Is 57.15)
     O salmista se refere a Deus como o Altíssimo ( Sl 9.2) Em tantas outras passagens Deus é relacionado a “elevado”, “alto”,” altíssimo”, etc... Porque? Porque sua sabedoria é inalcançável, sua inteligência é infinita, A Bíblia diz que ele habita   em   luz   inacessível,    não     ninguém  semelhante  a   ele  em  glória,  em  majestade,  em   poder  e  em conhecimento.
        
          Pastor Mauro Lastra
Secretario Executivo do CIMEPA