domingo, 30 de junho de 2013

VOCÊ CONHECE AS 5 SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE?



Durante a reforma protestante no século 16 algumas doutrinas que estavam sendo escondidas pela Igreja Católica Romana vieram a tona. Os reformadores lutaram e deram a vida para que a Bíblia fosse exposta de maneira sincera ao povo. Durante esse período revolucionário da nossa história cristã surgiram alguns lemas latinos que resumiam a oposição doutrinária a Igreja Católica. Mais recentemente, em 1996, vários líderes e teólogos cristãos se uniram em Cambridge para formular uma declaração doutrinária que ficou conhecida como Declaração de Cambridge. Essa declaração uniu esses lemas que juntos são conhecidos como as 5 solas da reforma. “Sola” significa “somente” e os 5 lemas representam as doutrinas básicas da fé protestante. Vamos conhecê-las!

Solus Christus

Todos nós somos naturalmente pecadores. Fomos excluídos da presença gloriosa de Deus (Romanos 3:23) por conta do pecado. Estamos todos condenados a morte (Romanos 6:23) , mas Deus traçou um plano de salvação exclusivo em Cristo Jesus que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou por nós. O Deus gracioso e amoroso sacrificou seu único filho para fazer justiça em nossa lugar (Romanos 6:24). Não há salvação sem Jesus. Sua obra expiatória na cruz é poderosa e suficiente para salvar todo aquele que verdadeiramente se converter com arrependimento e fé (Atos 20:21). Creio que Jesus e só Jesus é o mediador entre o Deus santo e o homem pecador ( 1 Timóteo 2:5).

Sola Gratia

Como somos naturalmente pecadores e mortos espiritualmente não podemos fazer nada sozinhos para nos salvar. Não existe nenhum outro caminho para Deus que não seja através de sua graça. A graça acontece quando recebemos algo que não merecemos. Recebemos o privilégio irresistível de estarmos na presença de Deus, tendo nosso relacionamento restaurado com Ele por meio de Jesus Cristo. A cruz é a maior demonstração de graça da história e não há mais nada que eu e você possamos fazer a respeito da salvação, não existe mérito humano nenhum nela, mas tudo vem de Deus (Éfesios 2:8-9)

Sola Fide

Através da graça precisamos ter fé em Cristo Jesus como nosso salvador. Ação essa que não temos a capacidade de ter sem a obra regeneradora de Deus, que nos concede nova vida e abre nossos olhos para sua glória. Se a fé viesse de nós a salvação seria mérito nosso, mas já vimos que não é. Até nosso ato de crer é um dom dado por Deus (Éfesios 2:8). Nada mais importa para nossa salvação, somos salvo pela fé e não por obras, mas isso não significa que as obra devem ser deixadas de lado. Pelo contrário, as obras são consequências de uma fé genuína e salvadora. A fé sem obras não é verdadeira e não tem poder para salvar, por isso a fé sem obra é um fé morta que não tem poder de nos dar vida (Tiago 2:26)

Sola Scriptura

Temos na Bíblia a revelação suficiente da vontade de Deus. Creio que ela é totalmente verdadeira e contém tudo aquilo que o homem precisa saber. Deus operou na história para completar o canôn bíblico e nada deve ser retirado ou acrescentado (Apocalipse 22:18-19). Mesmo sendo escrita por mãos humanas foi inspirada por Deus e todas suas palavras estão de acordo com sua soberana vontade, servindo para o ensino, repreensão, correção e instrução (2 Timóteo 3:16). Não precisamos de outra fontes de revelação e tudo o que lemos e ouvimos deve ser analisado com base nas escrituras sagradas.

Soli deo Gloria

Tudo o que Deus faz é para sua própria glória, inclusive a salvação de uns e condenação de outros. Desde a criação até hoje os atos de Deus serviram para mostrar toda a grandeza e supremacia de sua glória. Nosso dever como cristãos e filhos de Deus é refletirmos a glória do Pai. Não existe outra maneira de fazer isso a não ser vivendo em humildade diante de sua majestade, debaixo da sua autoridade e de acordo com sua vontade. Deus nunca fará algo contra seu caráter e sua glória, mas isso não significa que entenderemos tudo o que acontecer, pois Deus é soberano e quem somos nós para entendermos e questionarmos os atos do Criador. A ele seja toda a glória para sempre, amém! (Filipenses 4:20)